28/09/2011

Dica do dia: Chá de Casca de Laranja

Fonte da Imagem: Olhares: Fotografia Online.
Olha, não sei exatamente pra que serve o chá de casca de laranja, mas o que eu lembro é que quando eu era criança, minha mãe preparava chá de casca de laranja quando eu tinha dor de estômago, dor de barriga, cólicas e afins... Acredito que seja pra isso mesmo, porque eu sempre tomava. Enfim, mas atualmente, quando tenho dor de cabeça eu faço chá de casca de laranja e tomo com algum comprimido... E pra mim funciona :)

E como é um chá, não deve fazer mal, a não ser que seja em excesso, porque tudo que é de mais não acaba bem... Enfim, aí deixo a dica - pra quem quiser experimentar - do cházinho de casca de laranja. Para prepará-lo, deixo as cascas secarem na sombra. Depois de secas eu guardo em um potinho/saquinho fechado. Na hora de usar, é só esquentar água, sem deixar ferver, e no momento em que ela estiver quase no ponto de 'fervura' (ou ebulição, rsrs) despejar a água sobre alguns pedacinhos de casca de laranja seca. Deixar o copo/xícara tampado para ficar abafando o chá. Depois de alguns minutinhos é só retirar as cascas (ou coar) do copo/xícara e beber o chá.

Eu tomo com açucar, mas todo mundo que conheço toma sem... Enfim, eu tomo porque acho gostoso, mas vale a pena ;)

Ainda tem a opção [que estou usando ultimamente] de fazer um mix. Eu coloco casca de laranja seca e capim-limão. O sabor fica ótimo... O processo é o mesmo citado acima.
--
ps: outra dica é depois de secas, utilizar as cascas de laranja como aromatizante... pode colocar um pouquinho delas em um recipiente e dar uma amassada/esmagada, que o cheirinho fica bem gostoso... ou ainda queimar cascas de laranja seca (com cuidado) :) #adoro 

UPDATE
Vi que bastante mãezinhas estão acessando este post e algumas relatando que tomam o chá. No entanto, é sempre bom lembrar que qualquer substância (inclusive as naturais) deve ser autorizada pelos seus médicos. Portanto, consultem seus/suas obstetras e peçam orientação quanto à isso :)

11 comentários:

  1. qdo o fncionario trabalha para o serviço público contratado no regime PSS, quando cessa o contrato tem direto a acerto de contas, ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E cm secar ou qnt tempo demora a secar?

      Excluir
    2. Olá, geralmente em uma semana, talvez um pouco mais dependendo do clima, o chá está seco. Mas é bom deixá-lo na sombra, nem que demore mais.

      ;)

      Excluir
  2. Tomo chá de casca de laranja todos os dias como aromatizador no chá verde. Fica uma delícia... Meu pai contava-me, quando pequena, uma história que aconteceu em uma das guerras no sul, (acho que é no Paraguai), em que as tropas militares estavam muito doentes, com problema intestinal e muita diarréia. Muitos já haviam morrido e os sobreviventes famintos, adentraram em terras brasileiras e se depararam num laranjal. A fome era tanta que comiam a fruta com casca. Conclusão: ficaram curados do problema intestinal. Por isso, meu pai sempte dizia que a casca da laranja é bom para o aparelho digestível.

    ResponderExcluir
  3. Olha que interessante isso da casca da laranja... Não sabia disso. Gostei. Está aí mais uma dica sobre o nosso querido chá de casca de laranja (inclusive a dica de colocar no chá verde - ps: eu uso no chá preto tbm, rsrs.

    Obrigado pela contribuição neste post. Comentários e acréscimos sempre são bem vindos.

    ResponderExcluir
  4. Achei otimo saber q cha de casca de laranja é tão util! cura diversas coisas
    obrigada pela indicação vou tomar sempre agora!

    ResponderExcluir
  5. terezinha LAC. ola nas minhas gravides tinha muita vertigem enjoo e prizao de ventre. minha mae me ensino k o cha da casca da laranja com hortelam era bom esperimentei e joguei o comprimido ;dramim e efortil fora para sempre pois as outras gravidez abandonei cafe por cha de casca laranja com hortelam uso diario e nem vi vertigem .e gostozo e nao faz mal p o bebe
    ainda a pele da mamae agradesce pelo bom funcionamento d intestino.

    ResponderExcluir
  6. ola, sou verdiana silva estou gravida de 3 meses trabalho em um setor que eu passo a maioria do dia sentada então me movimento pouco e estava me sentido empasinada com o estomago enchado e estou tomando o chá da casca da laranja e confeço que depois que comecei a tomar o cha da casaca da laranja eu me sinto otima em relação ao enchaço no estomago meu organismo esta funcionando muito bem. mas estou com medo de fazer mal para o meu bebe...

    ResponderExcluir
  7. O chá da casca de laranja tambem serve pra quem tem proplema de gases preso tome um pouquinho ande de dormir

    ResponderExcluir
  8. Nossa que bom saber q o cha de casca de laranja serve pra colicas,estava a procura de um cha pra colica do meu filho e encontrei...

    ResponderExcluir
  9. Eu tomei o chá da casca da laranja durante minha gravidez pois eu sentia cólicas é rápido aliviava. Também ótima pra cólicas menstruais, fígado e diarreia. Excelente!!!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião...

Apenas tenha bom senso e seja educada/o

:)