04/02/2014

Receita - Antepasto de Berinjela

Ana Maria Braga que se cuide porque aqui vai mais uma das minhas receitas ma-ra-vi-lho-sas !!!

Antepasto de Berinjela à Italiana (uma adaptação)... [tempo de preparo: 2h20min]

Pois bem, um delicioso antepasto para ser servido como aperitivo com torradas, pães e mesmo para comer com algum outro prato saboroso que você queira inventar.

Você vai precisar de:

3 berinjelas grandes (não muito moles)
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
3 cebolas médias
3 dentes de alho
1 xícara de sal
1 xícara de vinagre branco
1 1/2 de azeite de oliva extra virgem
2 cubos de caldo de legumes
2 folhas de louro
Pimenta do Reino a gosto
Orégano a gosto

Obs: se quiser também pode colocar pimentão amarelo e azeitonas picadas. E para aumentar a receita é só dobrar os ingredientes.

Como fazer:

Começando pelas berinjelas, lave-as e descasque. Após descascadas, cortar em fatias finas e depois em tirinhas (à Juliana). Reserve em uma vasilha as tirinhas salpicando com o sal. Depois de todas cortadas e salgadas, misture bem com as mãos e deixe repousar por 30 minutos.

Enquanto a berinjela fatiada em tirinhas finas repousa, corte os outros ingredientes em tirinhas e reserve.

Pegue a vasilha com as berinjelas e escorra bem. Você vai ver que a berinjela soltará um caldo escuro... Elimine esse caldo, esprema com as mãos a berinjela e lave bem (pelo menos três enxágues). Esprema novamente com as mãos para remover o excesso de água.

Pegue uma assadeira e coloque as cebolas fatiadas, sobre as cebolas o pimentão e em seguida as berinjelas. Por fim acrescente o alho picado, os dois cubos de caldo de galinha esmagados, o orégano e as folhas de louro rasgadas/quebradas. Acrescente a pimenta do reino a gosto. Misture de leve para os temperos entrarem no meio dos legumes cortados. 

Agora, pegue o vinagre e regue todos os ingredientes na assadeira. Por fim, acrescente uma xícara de azeite de oliva extra virgem sobre os legumes e mexa de leve com o auxílio de uma colher para penetrar.

Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus e deixe assar por 1h30min. A cada 15 minutos é bom dar uma misturada nos ingredientes. Depois disso, deixe esfriar, coloque em um recipiente de vidro e acrescente o restante do azeite de oliva. Leve a geladeira e sirva no dia seguinte. 

O sabor fica mais acentuado no dia seguinte, mas nada impede que você o sirva no mesmo dia.


Considerações:

O sabor fica incrível, mas aviso aos que nunca fizeram que os legumes reduzem no processo de cozimento no forno. Então se você quer em grande quantidade aumente a receita. E o sal ainda pode ser dosado no final do processo, caso você sinta a necessidade.
















4 comentários:

  1. legal. eu não sabia fazer isso. vou tentar

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É uma delícia mesmo Fer !! Faça que vc vai adorar :D

      Excluir
  3. Amo esta receita!!! A melhor que já vi.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião...

Apenas tenha bom senso e seja educada/o

:)